top of page

O Colégio Monte Mor, preocupado com o desenvolvimento global de seus alunos oferece, além das disciplinas curriculares, projetos que são desenvolvidos durante todo o ano letivo. 
Os alunos podem optar por estas atividades de acordo com seu interesse e habilidade.

cc.jpg

Projeto de Arte Circense - alunos do Grupo 5 ao Ensino Médio

 

Os grupos são divididos por faixa etária e habilidades. Este projeto tem como objetivo principal tratar os conteúdos do circo como um agente que potencializa as expressões artísticas das crianças e jovens.

São trabalhados métodos que reforçam o trabalho cooperativo, com prática inclusiva, garantindo a participação de todos os alunos, individual ou coletivamente.

Com relação a aspectos transversais o projeto visa o desenvolvimento em comportamentos como: trabalho em equipe, criatividade, confiança, respeito à diversidade, ao professor e aos companheiros da turma.

s14.jpg

Projeto de Ballet Clássico - alunos da Educação Infantil ao 2° ano do Ensino Fundamental

 

Reconhecendo a necessidade de tornar o ambiente escolar atrativo e com propostas diversificadas, o projeto de balé vem como mais uma oportunidade para os alunos compartilharem a linguagem artística da dança de maneira instrutiva e prazerosa.

As aulas de Ballet Clássico têm o propósito de desenvolver o campo psicomotor e de expressão corporal proporcionando atividades que envolvem a área motora, equilíbrio, disciplina, expressão, desinibição, autoconfiança e musicalidade, entre outros.

Proporcionando a prática do Ballet Clássico para aos alunos da Educação Infantil e do ensino fundamental, buscamos um maior desenvolvimento psicomotor, sócio afetivo bem como a promoção da inclusão social.

9.jpg

Projeto Xadrez - Alunos do 4° ano do Ensino fundamental  ao Ensino Médio

"O xadrez é a arte que ilustra a beleza da lógica" - Mikhail Botvinnik

O xadrez é utilizado na educação como instrumento multidisciplinar pois auxilia no desenvolvimento de algumas características do pensamento cognitivo, como abstração, memorização, raciocínio lógico, dedução, indução e seu vínculo com a informática e as novas tecnologias de informação que permitem aumentar o espectro de sua utilização.

Surgiu no sudoeste da Europa na segunda metade do século XV e é considerado hoje um esporte que pode ajudar muito o desenvolvimento intelectual dos jovens.

Pesquisas comprovam que estudantes que jogam xadrez têm uma melhoria de 15% em provas de Matemática. Sua prática estimula o raciocínio lógico, ativa a concentração, desenvolve a tomada de decisões, aguça a memória e trabalha a paciência.

Além disso, o xadrez demanda capacidade de planejamento, aumenta a autoconfiança, estimula o respeito ao adversário, exige responsabilidade, instiga a imaginação e a versatilidade.

Países com os mais elevados índices de aproveitamento escolar no mundo têm o xadrez em suas matrizes curriculares.

s1.jpg

Projeto Educação Financeira - Alunos do Fundamental I - 1º ao 5º anos

 

O sistema no qual estamos inseridos converge com rapidez para o consumismo exacerbado, e tal tendência inicia-se na infância. Em vista disso, as crianças, sem compreender o valor do dinheiro e as consequências desastrosas que a falta dele pode causar em algumas vidas, inconscientemente adolescem egocêntricas e consumistas.

A partir disso, sentiu-se a necessidade de inserir um programa de educação financeira doméstica com os estudantes com o objetivo de promover a economia doméstica e solidária.

s11.jpg

Projeto Feira de Ciências - alunos do 4° ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio

Este evento acontece durante o 3º bimestre letivo, ao final do mês de agosto.

A Feira de Ciências se constitui num espaço formado de "pequenos cientistas", uma vez que oportuniza aos alunos a vivência da investigação, busca de informações, reunião de dados, a interpretação e sistematização dos mesmos e, por fim, a comunicação a um público diverso daquele que compõe o ambiente de suas salas de aula.

É um projeto que também fomenta aprendizagens múltiplas em temas oriundos não apenas das ciências físicas e biológicas, mas de todas as áreas do conhecimento.

A Feira é uma atividade organizada pelos alunos, sob a orientação dos professores e coordenadores e aberta a toda a comunidade.

10.jpg

Projeto Futebol - alunos do 1º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio

 

Os grupos são divididos por faixa etária. O futebol na escola, praticado além das aulas de Educação Física, como complemento às práticas esportivas, deverá proporcionar aos alunos um desenvolvimento da cultura corporal do movimento, estabelecendo conceitos de liderança, trabalho em equipe, disciplina, aprendizagem sócio cultural e motora dos alunos.

A escolha do futebol está associada à prática do esporte mais popular do país e que propicia grande interação entre os alunos, visando não apenas recreação esportiva, mas atividades bem planejadas para o desenvolvimento gradual do aluno, tendo metas bem definidas, um planejamento coerente ao desenvolvimento dos alunos, em que a modalidade especifica não tenha como meta somente a profissionalização daquele aluno, mas que possamos gerar o interesse pela prática esportiva em questão.

15.jpg

Projeto de Handebol - alunas do 6° ano ao Ensino Médio

 

O Handebol visa proporcionar aos alunos um aprendizado da prática esportiva prazerosa, buscando um desenvolvimento integral e auxilia a lidar com suas necessidades, desejos e expectativas no cotidiano diário.

A implantação do Handebol como treinamento, justifica-se pelo fato de possibilitar às meninas interessadas a oportunidade através das experiências vivenciadas construírem seu próprio conhecimento integrando a prática e a socialização do esporte.

Tem como objetivo propiciar as alunas o prazer pela prática do handebol numa cultura de lazer esportivo e prazeroso dentro de um ambiente educativo e democrático sem se preocupar apenas com técnica, adquirindo assim noções de valores como solidariedade, respeito mútuo e senso crítico.

x.jpg

Projeto Jogos da Amizade

 

Os jogos acontecem uma vez ao ano, durante o 2º bimestre letivo e abrange todos os alunos do Colégio.

O objetivo deste projeto é usar o espaço escolar, além do campo acadêmico, a fim de integrar a família e os alunos através de jogos, brincadeiras e gincanas que promovam também o protagonismo juvenil e a solidariedade por meio da arrecadação de prendas a serem doadas ao final do evento à Instituições da cidade.

Os alunos são divididos em equipes e motivados a participar. Os pais podem acompanhar todas as atividades e interagir com todas as pessoas envolvidas no ambiente escolar.

O Colégio integra os Jogos da Amizade com outras disciplinas escolares além da Educação Física, trabalhando assim, a interdisciplinaridade. Desse modo, contamos com atividades que envolvem Matemática, Arte, Português e Inglês.

Ao final, as equipes são premiadas e destaca-se a importância dos resultados não como equipes adversárias, mas sim, como um grupo, aprimorando a convivência, o espírito esportivo e a solidariedade.

s4.jpg

Projeto Leitura - alunos do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental

Independentemente da disciplina ou área de conteúdo, a leitura está e deve estar presente no interior das salas de aula, e é em função dessa presença obrigatória, que buscamos nesse projeto uma forma de garantir um espaço real e efetivo de uso da leitura, compreendida aqui como muito mais que um mero processo de decodificação. Conforme Silva (2003: 22), a leitura deve ter como propósito a fruição significativa prazerosa, a reflexão, a discussão, a produção de novos significados, significados estes, que vão muito além de uma simples decifração das letras traçadas no papel.

Nosso trabalho com a leitura buscará promover situações reais de uso social da linguagem, fazendo com que os alunos, efetivamente, encontrem seu lugar de sujeito da linguagem e, desse modo, sejam capazes de manifestar seu querer-dizer através das mais variadas modalidades da língua. Buscar-se-á transformar a leitura numa forma de reflexão sobre a vida e a sociedade.

Todo o trabalho é pautado no contato com textos, assim, serão utilizados livros da biblioteca, cópias de textos selecionados pelos professores, além de recursos audiovisuais que permitam a análise de diferentes linguagens.

23.jpg

Projeto Voe Alto - Alunos da Educação Infantil e Fundamental I

 

O Projeto Voe Alto foi idealizado pelo Sistema de Ensino Positivo e tem a Literatura como foco central de todo trabalho.

As atividades são realizadas através da leitura de 4 obras em cada turma durante o ano, uma em cada bimestre.

Cada série possui obras adequadas para a faixa etária. Os objetivos, o desenvolvimento e a proposta de trabalho são específicos.

s16.jpg

Projeto Jazz Dance - Alunos do 3° ano ao 9º ano do Ensino Fundamental

De forma a proporcionar um momento atrativo escolar, e aproveitamento das instalações do colégio, fora do momento de aprendizado regular, com atividades corporais, de interação e conhecimento da modalidade de dança moderna Jazz, que trabalha com a base da dança clássica, mas com maiores variações de movimentos fora da linha da dança clássica, foi escolhida a modalidade de Jazz Dance pela possibilidade de expressão individual já mais desenvolvida nesta idade, assim como o acompanhamento musical diferenciado.

Possibilitando um contato com uma dança fundamentada no ballet clássico e permitindo futuramente um desenvolvimento mais aprofundado na mesma modalidade de Jazz e outras.

As aulas de Jazz Dance têm o propósito de desenvolver o campo psicomotor e de expressão corporal, proporcionando atividades que envolvem a área motora, equilíbrio, expressão, desinibição, individualidade, musicalidade, entre outros.

Proporcionando a prática do Jazz dance para aos alunos do ensino fundamental, buscamos um maior desenvolvimento psicomotor, sócio afetivo bem como a promoção da inclusão social e autoconfiança.

whats.png
bottom of page